Tratamento Cirúrgico Regenerativo da Peri-implantite

O manuseamento das doenças infeciosas que afetam os implantes osteointegrados em função tornou-se um problema exigente na implantologia. Enquanto a terapia não cirúrgica é eficaz no tratamento da mucosite, para a peri-implantite, o desbridamento mecânico sozinho mostrou eficácia limitada. Em contraste, o tratamento cirúrgico da peri-implantite com a colocação concomitante de um material de preenchimento ósseo demonstrou estar associado a melhorias clínicas e radiográficas tanto a curto, como a longo prazo. No entanto, a eficácia das abordagens de tratamento regenerativo é influenciada por vários fatores, como a configuração do defeito, o tipo de material de preenchimento ósseo, as características da superfície do implante, bem como o método de descontaminação da superfície.

Esta apresentação incidirá nas seguintes áreas-chave:

  • Técnicas e materiais cirúrgicos para terapia regenerativa de defeitos associados a peri-implantite

  • Procedimentos combinados para defeitos avançados (ressectivos / regenerativos)

  • Protocolos de descontaminação

Prof. Doutor Frank Schwarz  

Frank Schwarz é pós-graduado em Cirurgia Oral e Professor Titular em Medicina Oral e Infeções Peri-implantes na Universidade Heinrich Heine, Düsseldorf, Alemanha.

É editor associado do Journal of Clinical Periodontology e membro do conselho editorial do Clinical Oral Implants Research. É o presidente da Associação Alemã de Implantologia Oral (DGI), membro do conselho de administração da Osteology Foundation e recebeu o prémio de pesquisa André Schröder em 2007, o prémio Miller Research Prize em 2012 e o prémio Jan Lindhe em 2017.

VOLTAR ATRÁS